A Teoria Econômica analisa as questões ambientais a partir do enfoque neoclássico (teoria da poluição e teoria dos recursos naturais) e do enfoque multidisciplinar da economia ecológica. Enquanto o primeiro grupo baseia suas análises e propostas de solução aos problemas ambientais a partir de princípios de otimização na alocação de recursos, ajustes de preços, incorporação de custos e demais mecanismos microeconômicos tradicionais, a economia ecológica alerta para a necessidade de análise em um contexto mais amplo, incorporando conhecimentos de diversas áreas e ponderando acerca da capacidade de assimilação e recuperação do meio ambiente.
A despeito de qual venha a ser a corrente de pensamento escolhida para investigação, no momento de estudo de eventos reais, há sempre a necessidade de ponderar, identificar limites teóricos e especificidades locais. Pensando nisso, alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), durante o curso da disciplina de Economia do Meio Ambiente, foram convidados ao desafio de buscar problemas reais e investigá-los no âmbito das teorias econômicas.
Em um modelo diferenciado foi então proposto o Problema do Em Questão. As respostas trazem os resultados das investigações.
Telma Teixeira - RHIOS Agosto de 2021
Leia outros textos de Telma Teixeira